domingo, 22 de novembro de 2009

Lugar de poder - lugar de diálogo

Dois dias. Sete espetáculos vistos.
Engraçado o quanto o pessoal pergunta se eu vou escrever no jornal.
Nem sempre vai dar para escrever sobre tudo.
Sei que, sim, há o lance da falta de quem escreva, que os jornais daqui
e blá blá blá. Mas, sei que tem neguinho que quer o texto
para mandar para concorrer em edital - me disseram isso:
olha, tu sabe que pra gente concorrer, tem que ter materia de jornal.
Entendo também. Mas, acho que o espaço crítico vai além disso.
Dessa relação. Quando eu ia descendo para o Bar dos Artistas bati um papo
com a Rita Aquino. Ela é debatedora de dança.
Falei pra ela da minha "ignorância interessada" - o termo eu
roubei do Lehmann que fala em "incompreensão interessada" - em relação à dança.
Falei, então, que queria ir ao debate. "Quem sabe minha 'ignorância interessada' diminua, aumente mais o interesse". A Rita riu. Deixou claro para mim a postura dela. De que
não quer um lugar de poder. Não quer uma abordagem normativa. Que o que funciona
mesmo é o diálogo. Que não dar pra ter uma fala que desconsidere contextos.
Gostei do que ela disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário